Selecionando youtubers de crianças que adentram minha casa

Selecionando youtubers de crianças que adentram minha casa

youtubers de crianças

Se você é mãe de crianças ou adolescentes, sem dúvidas já presenciou seu filho assistindo vídeos desses famosos influencers. Na minha casa não foi diferente, a minha filha começou a demonstrar interesse em assistir um youtuber de crianças de influências negativas.

Eu trabalho com crianças e conheço o impacto da influência desses profissionais para a vida dos pequenos. Devido a isso, pensei numa estratégia para resolver esse problema, já que da mesma forma que surgiu esse youtuber, surgiriam outros.

Então eu disse para a minha caçula que decidiríamos juntas se aquele youtuber era bem-vindo em nossa casa. Assistiríamos dois episódios, se percebêssemos que a maioria dos ensinamentos presentes nos vídeos fossem proveitosos para a vida, ela poderia continuar assistindo. Se as influências fossem negativas, não assistiria mais. Ela concordou e nós assistimos dois episódios desse youtuber famoso entre o público infantil.

Fiquei espantada com a quantidade de ensinamentos negativos que deixamos adentrar nossas casas com alguns influencers. Esse youtuber soube prender a nossa atenção camuflando o ódio, xingamentos, mentiras e o consumismo. Então, chegamos à conclusão de que esses vídeos não agregariam nada de bom em nossas vidas. 

A única forma que encontrei de evitar que a minha filha se tornasse uma consumidora desse tipo de conteúdo, foi fazendo com que ela percebesse que alguns dos entretenimentos que a mídia nos oferece trazem prejuízos para a nossa vida, ensinando-a a selecionar criticamente os vídeos que assiste. Foram aproximadamente 90 minutos de investimento na educação dela. 

Se os nossos filhos estão assistindo esse tipo de conteúdo, o culpado não é o youtuber, ele só está fazendo o trabalho dele. Não é porque nós estamos permitindo, pois não existe mãe ou pai que trabalhe e consiga ficar 24 horas por dia controlando o que a criança/adolescente assiste. 

Se eles estão consumindo esse tipo de conteúdo, é porque nós pais não estamos dando bagagem para que nossos filhos selecionem o que é bom ou ruim para a vida deles.


Comentários