Meus companheiros de escrita terapêutica

 Meus companheiros de escrita terapêutica (dezembro 2024)

Muitos acontecimentos do meu dia-a-dia me deixam pensativa e eu vejo na escrita uma forma de desabafo, a chamada escrita terapêutica. Viver como cristã, aluna, professora, mãe e esposa é um desafio diário que me faz questionar os meus comportamentos e tomadas de decisões. Além disso, a tentativa de compreender as atitudes das pessoas que convivem ao meu redor me leva também à reflexão, à escrita. 

escrita terapêutica

Nessa imagem, vocês estão vendo o meu "famoso" caderno amarelo e o meu notebook. Chamo ele de "famoso" porque algumas pessoas da minha família ou rede de amigos já presenciaram eu escrevendo ou compartilhando algo que esbocei nele. 

O caderno eu uso para rascunhar as minhas pesquisas, vivências mais intensas, os pensamentos mais profundos e sentimentos que muitas vezes não compartilho com ninguém. Ele é sim um fiel escudeiro nesse universo que me encanta e me fascina, o da escrita terapêutica. O notebook, além de usar para planejamento de aulas e estudos, utilizo para passar a limpo as minhas produções. Ele tem o péssimo costume de travar em alguns momentos e isso, eu não vou ser hipócrita, me deixa bem irritada. Mas reconheço ser um sinal de alerta, pois já passou da hora de trocá-lo.

Tem dia que a minha escrita é totalmente emocional, é possível verificar alegria, tristeza, espanto, calma e até desânimo em minhas palavras. Em outros, tudo que escrevo é baseado em evidências, em fatos, por eu pesquisar para atestar um pensamento ou tentar compreender/aprender novos caminhos, novas estratégias para levar para a vida.

agenda de leitura da bíblia

Na imagem acima, vocês estão vendo uma agenda de leitura da Bíblia que ganhei em agosto deste ano. É um caderno de cronograma de leitura bíblica diária que eu, sem sombras de dúvidas, não conseguirei finalizar em 365 dias conforme a indicação na capa. Mas estou me aprofundando na leitura de cada um dos livros bíblicos e anotando nesta agenda as datas das leituras e tudo que aprendi. Pretendo finalizar a leitura de todos os livros e ir compartilhando com vocês as minhas novas descobertas.

Eu acho a Bíblia um livro incrível, um excelente manual de vida. Mesmo com todas as minhas fragilidades (que não são poucas!), eu tento viver conforme a Palavra de Deus. Por isso, tenho o costume de realizar a leitura sempre que possível e ir anotando as aprendizagens adquiridas com a intenção de que elas não ocupem apenas um espaço neste caderno, que elas façam parte da minha vida e, consequentemente, da vida das pessoas que estão ao meu redor também.

E você, tem algum costume que te ajuda a lidar com os problemas do dia a dia? Em minha vida, a escrita terapêutica ocupa exatamente esse espaço.


Comentários